Milhares de aplicativos de Android monitoram crianças indevidamente

Mais de 3 mil aplicativos para Android monitoram crianças indevidamente. É isso o que concluiu um estudo feito por pesquisadores que analisaram 5,8 mil apps disponíveis no sistema do Google e que são voltados para o público infanto-juvenil.

Ao todo, 3.337 aplicativos apresentaram comportamento inadequado de acordo com as leis dos Estados Unidos de proteção a crianças com menos de 13 anos.

Alguns deles coletavam dados de localização e contatos sem pedir permissão dos pais, e a maioria violavam os termos de serviço do Google que proíbem apps de compartilhar dados de identificação com terceiros.

Os aplicativos analisados que eram vinculados a contas do Facebook também violavam termos da rede social que limitam o uso para menores de 13 anos, de acordo com o site Education Week.

Apesar de ferirem a legislação dos EUA, a ilegalidade dos apps é contestável e precisa ser verificada por órgãos reguladores como a FTC. Como o estudo só englobou apps do Android, não é possível saber se o problema ocorre também no iOS.

 

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s