Entenda por que você deve demorar para receber o update do Windows 10

A próxima grande atualização do Windows 10 será lançada dentro de duas semanas, no dia 11 de abril. Chamado de Creators Update, o pacote deve trazer algumas novas funções e melhorias gerais no sistema, mas o fato é que pouquíssimas pessoas terão acesso às novidades imediatamente.

O problema é que, no caso dessas grandes atualizações, a Microsoft nunca libera o software para todos os usuários ao mesmo tempo. O processo é lento e gradual e pode levar vários meses, então, se você não der sorte, pode ficar no fim da fila e levar um bom tempo para atualizar o seu PC

Mas por que isso acontece, afinal de contas? David Dennis, representante da Microsoft, dá uma explicação bem simples à CNET sobre o tema: “Nós não apertamos um botão, 400 milhões de máquinas são atualizadas e quebramos a internet”.

Na visão da Microsoft, muita coisa pode dar errada se todos os usuários começarem a receber a atualização ao mesmo tempo. Para começar, se os 400 milhões de usuários resolverem fazer o download de alguns gigabytes ao mesmo tempo, pode haver sobrecarga de servidores e, na prática, ninguém conseguir atualizar nada.

A segunda parte do problema é que toda atualização de um software tão fundamental como um sistema operacional traz risco. A forma mais prudente de lidar com isso é distribuir o software novo aos pouquinhos, para ver se o novo Windows não quebra nada. No processo, a empresa também coleta informações e consegue trabalhar com fabricantes de PCs para garantir que nenhum estrago de grande impacto acontecerá.

A comparação com o que a Apple faz com o iOS é inevitável. Todas as atualizações do sistema são lançadas para a base de usuários inteira no mesmo dia e na mesma hora. A diferença é que a Apple tem controle total sobre o hardware que produz, o que garante o mínimo possível de surpresas na hora de trocar o sistema operacional. Além disso, a responsabilidade da Microsoft é muito maior, porque uma parte gigante e importante de seus clientes são empresas que podem ter um dia de trabalho inteiro arruinado por causa de alguma atualização desastrada.

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s