Saiba usar seu smartphone Android como roteador Wi-Fi

1

Talvez você não saiba, mas se você tem um celular com conexão 3G ou 4G, você também tem um roteador Wi-Fi. Isso porque o dispositivo pode ser configurado para transmitir a conexão a outros aparelhos. Em outras palavras, outro celular ou outro computador pode se conectar via Wi-Fi ao seu celular para, a partir dele, acessar a sua conexão 3G ou 4G.

Esse recurso, embora popssa gerar um consumo excessivo de dados, pode ser bem útil. Se por exemplo a internet da sua casa não estiver funcionando e você precisar enviar um arquivo rapidamente, ou caso o seu amigo esteja sem internet no celular e precise de ajuda para chamar um Uber ou táxi, essa ferramenta vem bem a calhar.

Os dispositivos Android às vezes tem pequenas modificações no sistema operacional que mudam um pouquinho a maneira como isso funciona. No entanto, de modo geral, o processo é o mesmo para todos os aparelhos. Aprenda a seguir como utilizar esse recurso no seu dispositivo Android:

1) Acesse as configurações do seu dispositivo

Reprodução

Em geral, para fazer isso, basta puxar a barra de notificações para baixo e clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela.

 

2) Nas configurações, navegue até a aba “Redes sem fio e outras” e selecione “Mais”

Reprodução

Isso trará mais opções de conectividade.

 

3) Na tela seguinte, entre em “Tethering e acesso portátil”

Reprodução

É nessa página que ficam as configurações de roteador do seu celular.

 

4) Clique então na opção “Configurar ponto de acesso Wi-Fi”

Reprodução

Isso é importante, porque se você só ativar a rede Wi-Fi, você pode não saber qual é a rede do seu celular, ou a senha para acessá-la.

 

5) Você chegará então a essa página, que une todas as configurações de Wi-Fi do aparelho. A seguir, falaremos brevemente de cada uma delas

Reprodução

Nome da rede é o nome com o qual a rede do seu celular aparecerá para outros dispositivos. É bom colocar um nome fácil de encontrar. E não invente de fazer piadinha e chamar sua rede de “Galaxy Note 7”, pois isso pode ter consequências muito graves.

Segurança é o método de proteção da rede. Em geral, o melhor é deixar na configuração padrão do celular.

Senha é a senha que pessoas precisarão inserir para acessar a sua rede. Lembre-se de não usar uma senha muito fraca e de informá-la a outras pessoas que você queira deixar acessar a rede do seu dispositivo.

A opção mostrar senha simplesmente faz com que a senha mude de bolinhas para letras e números. Use isso caso queira conferir qual é a senha ou mostrá-la a alguém.

Selecionar banda de AP permite escolher entre transmitir a 2,4GHz ou 5GHz, em alguns aparelhos. A transmissão em 5GHz é mais confiável e rápida, mas nem todos os dispositivos são compatíveis com ela. Assim sendo, é melhor deixar em 2,4GHz, a não ser que você tenha certeza que todos os aparelhos que você quer que acessem a rede do seu celular sejam compatíveis com 5GHz.

Realizados os ajustes necessários, clique em “Salvar”

6) Volte à tela anterior e ative a opção “Ponto de acesso Wi-Fi portátil”

Reprodução

Em alguns segundos, a rede deve começar a aparecer para outros dispositivos com o nome que você escolheu. Selecione-a, insira a senha que você escolheu para a sua rede e boa navegação! Apenas lembre-se que os outros aparelhos também consumirão os dados móveis do seu plano, o que pode fazer com que ele se esgote bem rápido caso muitas pessoas usem seu celular como roteador.

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s