Saiba como reconhecer aplicativos falsos

Saiba como reconhecer aplicativos falsos

Gente, uma das vantagens dos smartphones é que você pode baixar aplicativo para te ajudar em várias coisas do dia a dia, não é mesmo?! Seja para estudar, trabalhar, fazer exercícios, supermercado e até jogar. Mas, é você precisa ficar de olho nos aplicativos que vai baixar para não correr o risco de fazer download de um app um falso e acabar infectando o celular com algum vírus, viu?
Por isso, eu separei algumas dicas simples de como reconhecer apps falsos e se proteger pra que não roubem seus dados. Olha só:

  • De quem é o aplicativo
    A primeira coisa que você tem que checar é de quem é o aplicativo. Ou seja, a pessoa ou empresa que criou e publicou o app. Leia com atenção o nome do autor, porque os falsários costumam usar nomes parecidos com os originais, trocando uma letrinha ou criando alguma palavra similar. Se for o caso, dê uma pesquisada na internet ver se o aplicativo tem alguma página oficial ou matérias falando sobre ele, tá?
  • Opinião dos usuários
    A App Store da Apple, o Google Play Store do Android e a Microsoft Store do Windows Phone têm um espaço onde as outras pessoas podem deixar sua opinião sobre o aplicativo. Aqui você pode ver se não tem nenhuma reclamação e se o app funciona direitinho!
    E olha essa dica: um app real costuma ter vários comentários e muitos deles positivos, enquanto os falsos tempo poucas avaliações e com comentários negativos. Fique de olho!
  • Data
    Não se esqueça de ver também a data de publicação do app, a não ser que ele seja um serviço novo, os aplicativos seguros costumam ter uma data de publicação antiga e várias datas de atualização. Já os falsos são mais recentes, porque eles são excluídos das lojas de tempos e tempos.

    Reprodução

  • APK
    Você já ouviu falar de APK? É um arquivo que permite instalar aplicativos no Android de forma paralela a Google Play. Significa que você pode entrar na internet e baixar o aplicativo sem precisar usar a Google Play. Evite fazer isso, tá? O arquivo pode ter vírus e você não tem a garantia da loja oficial de que ele não vai danificar o seu smartphone.
  • Atenção com as permissões de acesso
    Alguns aplicativos pedem para o usuário liberar algumas funções do celular. O WhatsApp, por exemplo, precisa acessar a agenda de contatos, câmera e álbum do celular para funcionar da maneira correta, certo? Mas desconfie se um app pedir permissões de acesso para áreas que ele não precisa. Por exemplo, um jogo, um aplicativo de fotos ou de exercícios não precisa ter acesso aos seus contatos. Isso pode ser um indício de que o aplicativo está tentando roubar suas informações pessoais.
  • Antivírus
    Por último, não se esqueça de instalar um antivírus do seu celular. Esses programas conseguem identificar aplicativos que não são confiáveis. Se quiser saber um pouco mais sobre isso, pode dar uma olhada nessa matéria que eu fiz aqui.

Pronto, agora você já sabe como reconhecer um aplicativo falso! E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo.

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s