5 configurações de privacidade do Facebook que merecem sua atenção

Que tal dar um pouco mais de atenção à sua privacidade no Facebook e evitar dores de cabeça futuras? Não é preciso dominar a tecnologia, nem mesmo muito tempo para conseguir se resguardar um pouco mais na rede social. Veja abaixo cinco configurações de privacidade que talvez mereçam a sua atenção:

1. Evite ser marcado em posts sem aprovação

Se você não curte que os amigos marquem você em um post, que tal exigir uma aprovação prévia antes que qualquer conteúdo apareça na sua linha do tempo?

Acesse Configurações > Configurações da Linha do Tempo e marcações. No menu, você pode escolher quem pode adicionar conteúdos em sua Linha do Tempo, quem pode ver os conteúdos publicados, além de gerenciar as marcações adicionadas pelos amigos.

Clique na opção “Editar” à direita e ative o recurso para que você receba notificações toda vez que alguém o marcar em uma mensagem. Assim você poderá optar em permitir ou não se a publicação vai aparecer em sua página do Facebook.

2. Configurar alertas de login

Quer ativar os “alertas de login” para que você possa ser informado toda a vez que a sua conta for acessada de um dispositivo ou navegador desconhecido?

Vá para Configurações > Segurança. Em “Alertas de Login”, clique em “editar” e configure para que os alertas sejam enviados via notificação no Facebook ou e-mail. É possível ainda adicionar um número de celular para que a mensagem seja enviada via SMS.

E se você quiser ser ainda mais cauteloso, neste mesmo menu você também pode ativar a opção “Aprovações de login”, que vai passar a exigir um código de login toda a vez que acessar sua conta em navegadores desconhecidos.

3. Restringir quem pode ver suas postagens anteriores

Se você nem sempre foi cuidadoso com as suas publicações ou mesmo com a sua conta no Facebook, talvez seja uma boa restringir a visualização de seus posts antigos. Para isso, clique em Configurações > Privacidade > Quem pode ver minhas coisas? > Limitar o público para publicações antigas em sua linha do tempo.

Prontinho! Os seus posts estarão protegidos, assim como sua privacidade.

4. Verifique quais dados pessoais são compartilhados publicamente

É provável que você tenha atualizado sua seção “Sobre” em várias ocasiões ao longo dos anos, mas é aconselhável que mantenha sempre o olho nela – especialmente em suas informações pessoais para garantir que você não esteja compartilhando mais do que gostaria.

Para ver o que outros usuários do Facebook – aqueles com quem você não é amigo – podem ver no seu perfil, vá para sua página de perfil e clique nos três pequenos pontos que aparecem na parte inferior direita de sua foto de capa. Agora, selecione a opção “Exibir como …”

Esta ferramenta, em seguida, permite que você visualize seu perfil como qualquer um na internet. Você pode querer ler isto em mais detalhes, mas para verificar especificamente que informações de contato você está mostrando ao mundo, clique no guia “Sobre” sob sua foto de capa.

5. Revise seus aplicativos conectados ao Facebook

Se você está acostumado a usar o login do Facebook para acessar outros aplicativos, talvez seja importante rever quais são os tipos de informações que eles têm sobre você.

Para fazer o gerenciamento dessas permissões, o processo é bastante simples, mas pode levar um tempinho até você analisar todos os apps ligados a sua conta. Até porque a lista pode ser longa.

Vá em Configurações > Aplicativos, para a exibição de todos as aplicações com as quais interagiu ao longo dos anos. Clique em cada um dos apps para saber quais são as informações que você fornece a eles. Há dados básicos que não podem ser restritos, mas, outras permissões podem ser canceladas.

É possível ainda definir quem pode saber que você usa o aplicativo em “Visibilidade do Aplicativo”, bem como impedir que o app envie notificações a você ou faça publicações em seu nome.

Fonte: UOL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s