Eletricidade estática é um perigo mesmo pro PC? A Escola de Hardware responde!

Toda vez que mexemos em componentes de computador nos vídeos aqui do Adrenaline (e não são poucas vezes), sempre nos perguntam “mas cadê e a pulseira de proteção contra a eletricidade estática?! Não precisa?!” E a Escola de Hardware é o lugar certo para responder a essa pergunta!

É importante entender, antes de mais nada, que a eletricidade estática é uma constante em nossas vidas. Ela é causada pelo atrito entre objetos e isso inclui o atrito com o ar. Ou seja, mesmo que você não se esfregue em nada, o seu corpo pode muito bem ficar carregado só de andar por aí tomando um ventinho. Quando o seu corpo fica carregado com essa estática, ela vai tentar “correr” para outro corpo quando você encosta nele, e é isso que chamamos de “descarga eletrostática“. Essa descarga varia entre 4 a 6Kv, o que é apenas um susto pra nossa mão, mas que pode ser o suficiente para queimar um componente de computador.

Então a pulseira de proteção é importante, certo?

A resposta curta é SIM. Usando uma pulseira contra eletrostática aterrada, as cargas que poderiam estar acumuladas no seu corpo vão pra terra e você evita assim uma descarga nos seus componentes, protegendo-os. Mas é importante lembrar também que seu próprio gabinete pode estar carregado, então evite desencaixar um componente e encostar nele diretamente. Usando a pulseira aterrada você pode por a mão no gabinete pra descarregá-lo. É comum, na verdade, prender a pulseira ao gabinete e deixar ele no chão.

11.jpg

Mas ninguém no Adrenaline usa a pulseira!

É aqui que entra a resposta mais longa. Ou “as respostas”. Vamos começar pela qualidade dos componentes.

As grandes fabricantes de hardware reconhecem a existência do risco de uma descarga eletrostática e passam seus produtos pelo crivo de testes para que eles tenham uma boa resistência contra esses perigos. Além disso,a maneira de manusear os componentes é importante. Pegar as placas pelas bordas traz um risco muito menor da descarga acontecer do que tocar em seus condutores, por exemplo. Mas não são somente os componentes que são determinantes aqui.

Existem inúmeras variáveis envolvidas na geração da carga eletrostática, inclusive até o organismo da pessoa, que pode ser mais propenso ou não às cargas, como explica o professor Adroaldo Raizer, professor doutor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC. Uma dessas variáveis tem destaque pela sua importância: a umidade do ar.

12

Lugares com o clima mais seco e mais poeira têm uma tendência muito maior ao acúmulo de cargas eletrostáticas. Há também materiais mais propensos pra que isso aconteça, como tapetes, blusas de lã e malhas em geral.

Ou seja, aqui em Florianópolis, que é uma ilha, e com o piso frio do Adrenaline, corremos um risco muito menor dessas cargas. Mas se você mora em Brasília, por exemplo, e gosta de mexer bastante no PC, aconselhamos fortemente que use uma pulseirinha de proteção. E que jogue seu tapete fora.

Preciso mexer no meu computador neste instante e não tenho uma pulseira

Se você mora num lugar mais propenso à eletrostática e por quaisquer motivos precisa mexer nos componentes do seu PC emergencialmente e está sem condições de pegar uma pulseira de proteção nesse instante, há certos cuidados que podem ser tomados pra evitar acidentes. Segundo o professor Raizer, um bom banho é um dos melhores jeitos de garantir se livrar das cargas que possam estar no seu corpo. Só é importante depois colocar um chinelo de borracha e não se secar se esfregando muito. O gabinete pode ser colocado em contato direto com o chão pra se aterrar e, na hora de mexer, todo aquele cuidado de não pegar nas partes condutoras dos seus componentes.

Resumindo de maneira simples: a eletricidade estática é uma constante em nossas vidas e quanto mais você mexe nos componentes do seu computador, com mais frequência, mais cuidados você deve tomar. E quanto mais propenso for o seu ambiente para o acúmulo das cargas, também vão ser necessários mais cuidados ainda.

Fonte: Adrenaline

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s