Google libera algoritmo que descreve imagens com 94% de precisão

20160923124123_660_420

O Google anunciou hoje que disponibilizará em código aberto o seu algoritmo “Show and Tell”, por meio do qual máquinas podem aprender a gerar legendas descritivas para imagens. O código do algoritmo já está disponível no GitHub como um modelo doTensorFlow, a ferramenta de treinamento de redes neurais que o Google disponibilizou recentemente.

A principal função do “Show and Tell” é identificar objetos e ações que estejam acontecendo em fotografias para gerar, automaticamente, legendas descritivas para elas. Essas legendas, por sua vez, podem ser usadas para criar programas de acessibilidade para internautas com deficiências visuais ou para auxiliar outros pesquisadores de inteligência artificial, por exemplo.

Segundo a empresa, ele utiliza a terceira geração do módulo “Inception” de classificação de imagens para entender o que cada foto mostra. Com isso, além de compreender quais objetos a imagem contém, a inteligência artificial também é capaz de descrever a relação entre elas. Por exemplo, ela pode entender que um cachorro está correndo atrás de uma bolinha. Graças a esses recursos, ela é capaz de descrever imagens com 93,9% de precisão.

FONTE: OLHAR DIGITAL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s