Firefox ganha modo narração no PC e visualização offline no Android

firefox-independent-1200-5bd827ccf1edA Mozilla Foundation lançou na terça-feira (20) o Firefox 49. A nova versão do navegador traz boas novidades, entre as quais se destacam a expansão do suporte a múltiplos processos, visualização offline no Androide melhorias no modo de leitura, incluindo um recurso de leitura de páginas chamado modo narração. Essa última funcionalidade é o principal recurso dessa versão e provê algo parecido com o VoiceOver do iOS e macOS. Para completar, o browser já não traz mais o Firefox Hello, que foi descontinuado.

Recurso de Narração

A nova opção de narração é parte das melhorias do modo leitura, um recurso que oculta os itens que causam distrações como botões, anúncios e imagens de fundo. Para conseguir melhor legibilidade, o tamanho do texto, contraste e layout também podem ser alterados. Além disso, o texto pode ser lido em voz alta, ou seja, o modo de leitura irá narrar seus artigos favoritos, permitindo-lhe ouvir e navegar livremente, sem quaisquer interrupções, e sem ficar de frente para a tela.

Para usar a novidade, basta clicar no menu “Exibir” e escolher a opção “Entrar no leitor”. Na janela do modo leitura, clique no ícone das ondas sonoras para ter acesso ao “player” que permite executar o modo de narração.

A Mozilla também ampliou a capacidade de personalizar o modo de leitura para que o usuário possa ajustar o texto e fontes, bem como a voz. Além disso, para ler à noite, é possível alterar o tema de claro para escuro. Esse recurso facilita a leitura em ambientes com pouca iluminação.

Offline no Android

De acordo com a nota de lançamento, o Firefox 49 dá continuidade a adoção do suporte a múltiplos processos. E nessa nova etapa, o suporte será ampliado para um pequeno conjunto inicial de add-ons compatíveis, já que na fase inicial eles não foram contemplados com o serviço.

Qual navegador ainda roda Flash? Descubra no Fórum do TechTudo.

Completando as novidades dessa atualização, a versão para Android agora pode acessar, de maneira offline, as páginas visitadas anteriormente. Com isso, o Firefox armazena algumas páginas e dados para que seja viável interagir com as já visitadas, mesmo se a conexão de dados cair.

O recurso funciona com muitas páginas, embora seja dependente de algumas características especificas do dispositivo. Para experimentar, basta abrir o navegador enquanto o aparelho estiver no modo avião.

 

FONTE: TECHTUDO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s