Windows 10 é atualizado e assistente pessoal Cortana agora fala português

windows10cortanabrasileiraO Windows 10 será atualizado nesta terça-feira (2) e irá ganhar uma versão em português do Brasil da Cortana, a assistente pessoal de voz da Microsoft. O download é obrigatório e, de acordo com a empresa, será liberado aos poucos ao longo do dia.

A princípio, a novidade chega apenas para usuários do Windows 10 em PCs e tablets. Versões da Cortana brasileira para aparelhos Android, iOS e o videogame Xbox One ainda não têm data de lançamento.

Inteligência artificial particular
A tecnologia é a resposta da Microsoft para Siri e Google Now, assistentes pessoais dos dispositivos da Apple e do Google, respectivamente.

A partir de comandos de voz do usuário, feitos via microfone, Cortana é capaz de escrever lembretes, criar alarmes e pesquisar dados sobre clima e trânsito, por exemplo.

A localização para o português do Brasil também permite que Cortana reaja a vários tipos de perguntas informais e regionais. Em uma apresentação vista pelo G1, ela compreende a fala “Você gosta de telenovelas?” e responde com algo na linha de “Sim, e queria muito trabalhar com Tony Ramos e Gloria Pires”.

A versão nacional da assistente pessoal já vem com as melhorias que serão implementadas na atualização desta terça (2). Agora, Cortana é capaz de fazer sugestões a partir das ações do usuário dentro do Windows 10.

Se a mensagem “Ligar amanhã para minha mãe” for escrita no bloco de notas, Cortana irá incluir na lista de lembretes um aviso para a realização da chamada no dia seguinte. Dependendo do contexto, ela também poderá sugerir lugares para comer ou formas de comprar passagens.

Presente de aniversário
A Cortana brasileira virá dentro da atualização de 1 ano do Windows 10. O download também inclui mais opções de autenticação, como o uso de impressão digital e reconhecimento facial no lugar de senhas, e o Windows Ink, recurso que torna o sistema operacional compatível com o uso de canetas “stylus” em telas sensíveis ao toque.

A Microsoft cita uma pesquisa para justificar o investimento na interação caneta-tela, que atualmente aparece apenas em alguns modelos de “phablets” – smartphones de tela bem grande. Segundo a empresa, 72% das pessoas ainda usam caneta e papel por cerca de 1h ao dia. Dessas, 32% escrevem a mão por 3h diariamente.

Em termos de segurança digital, o Windows 10 ganha um recurso que permite às empresas separar os dados privados dos usuários das informações corporativas. Ou seja: agora é possível impedir que alguém anexe um arquivo da companhia a uma mensagem escrita pelo endereço de e-mail pessoal, por exemplo.

Windows 10 em números
Aproveitando o primeiro ano do seu novo sistema operacional, a Microsoft também divulgou alguns números do Windows 10. Ele foi instalado em 350 milhões de dispositivos, recebeu 7 bilhões de visitas à loja de aplicativos, 5 bilhões de perguntas à Cortana e 1 milhão de questionamentos diários por voz.

A meta da empresa continua sendo atingir a marca de 1 bilhão de aparelhos no mundo com Windows 10 instalado. Segundo Gustavo Lang, diretor de Windows no Brasil, porém, essa meta agora foi estendida para além de 2018, que era o prazo inicial.

“Identificamos dois fatores principais para alargar o prazo. Primeiro, uma leve desaceleração no mercado de PCs nos últimos anos no mundo todo. Segundo, um reposicionamento nosso no mercado de smartphones”, diz.

 

Fonte:G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s