Microsoft quer trazer experiência de papel e caneta para computadores

20160331144832_660_420Ontem, durante a conferência do primeiro dia da Build 2016, a Microsoft anunciou uma série de novidades para seus produtos e serviços. Uma das mais visualmente interessantes delas (mas que acabou se perdendo em meio a outras atualizações e novos recursos) é a maneira como a empresa pretende trazer a experiência de se escrever com papel e caneta para os computadores.

Segundo a empresa, 72% das pessoas ainda usam papel e caneta para escrever e anotar ideias por pelo menos uma hora por dia. Para cativar esse público, a empresa lançará, com a próxima atualização do Windows 10, um aplicativo chamado de Ink Workspace, que tem como objetivo dar acesso rápido a ferramentas de produtividade focadas em rabiscar e escrever com instrumentos tipo Stylus:

Build2016-3

No gif acima, também é possível ver uma régua virtual que a empresa pretende oferecer, para facilitar que seus usuários façam rascunhos e rabiscos usando seus PCs e tablets. Empresas que produzem software voltado para design gráfico, como a Adobe, também poderão se valer desse recurso, e até mesmo criar seus próprios instrumentos do tipo:

Build20165

Rabiscando o computador

A empresa também fará uma série de pequenas mudanças para a maneira como seus programas funcionam com ferramentas desse tipo. No Word, por exemplo, se você usar uma Stylus para ressaltar um pedaço de um documento com marca-texto, o software entederá isso e ressaltará o texto (em vez de deixar um rabisco em cima das palavras). Riscar uma palavra ou parágrafo usando a caneta, por sua vez, fará com que os pedaços riscados do texto sejam excluídos.

Outro recurso interessante é a capacidade de usar canetas virtuais para desenhar em mapas. É possível usar esses recursos paramarcar pontos de interessen, traçar rotas e criar anotações sobre os mapas. Além disso, a empresa também fará com que seja mais fácil navegar na sua loja de aplicativos para encontrar apps compatíveis com esses instrumentos.

Produtores de aplicativos para Windows também terão mais facilidade para trazer recursos desse tipo para suas criações. Segundo a empresa, bastam “duas linhas” de código para acrescentar suporte para sua caneta e régua virtuais.

 

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s