Segurança no uso do Windows XP e cadeado no site do banco: pacotão

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para g1seguranca@globomail.com. A coluna responde perguntas deixadas por leitores no pacotão, às quintas-feiras.

xp

>>> Segurança no Windows XP
Olá. Aqui na minha cidade vejo muitas empresas, redes de supermercado utilizando Windows XP e vejo vocês comentarem muito sobre como é arriscado continuar utilizando-o. Como se explica isso? Gostaria da opinião a respeito. Obrigado!
Wllisses de Almeida Rodrigues

 

A utilização do Windows XP é realmente arriscada. Mas nem tudo no mundo é ideal e a segurança depende de um cálculo onde também entra a noção de custo-benefício.

 

No caso dos supermercados, por exemplo, os computadores podem não estar com acesso à internet, pois tem apenas acesso ao banco de dados local do supermercado (com as informações sobre preço e estoque para registrar as vendas e por aí vai). A empresa ainda terá sua segurança prejudicada de certa forma, pois um atacante que de fato conseguir acesso à rede interna poderá facilmente explorar vulnerabilidades nos sistemas.

 

Em certos casos, as empresas podem reduzir os problemas envolvidos no uso dessas máquinas com soluções alternativas, como o “congelamento” do sistema, em que o computador reverte a um estado anterior sempre que é reiniciado. Isso pode reduzir até o impacto causado por pragas digitais, por exemplo, já que elas não conseguirão ficar muito tempo no sistema.

 

Algumas grandes empresas possuem sistemas ou redes muito complexas que ainda estão funcionando no Windows XP e por algum motivo é muito caro fazer a atualização para um sistema mais novo. Isso pode acontecer, por exemplo, se a empresa depende de um software que não funciona em uma versão mais nova do Windows, exigindo duas transições. Nesses casos, a empresa pode firmar um contrato de manutenção com a Microsoft para continuar recebendo algumas atualizações específicas para o sistema, conforme sua necessidade, enquanto (espera-se) planeja uma transição do software que está impedindo a atualização.

 

Se a empresa está usando o Windows XP em computadores que acessam a internet ou que tem contato com o público e não possui uma boa razão para fazê-lo nem um contrato de manutenção com a Microsoft, é provável que o motivo seja simplesmente a falta de recursos, ou seja, a empresa não quer ou não pode adquirir licenças e/ou computadores novos. Isso pode trazer consequências negativas para a empresa no futuro (se ela for vítima de um ataque, por exemplo), mas muitas empresas preferem “correr o risco” a ficar no prejuízo ou, pelo menos, a diminuir o lucro.

f5801005-f47b-4809-b467-feccf63e3f7b_firelight

>> Sem cadeado no site do banco
Estou tentando acessar minhas contas bancárias, mas nenhuma aparece com o cadeado de segurança, não prossegui nos acessos. O problema é no meu computador ou nos sites dos bancos?

Ariani

Ariani, faltou informar qual o navegador que você está usando e em qual página você está verificando a presença do cadeado.

Muitos bancos brasileiros não exibem um cadeado de segurança em suas páginas principais. Você só passa a ver o cadeado de segurança depois que digitou o número da sua agência e conta, na tela onde é solicitada a sua senha.

O ideal seria que todas as páginas do banco usassem o cadeado, mas infelizmente essa não é uma prática muito comum, então, se você tem conta em mais de um banco, é bastante possível que ao menos um deles só mostre o cadeado depois que você digitou e confirmou sua conta.

E um alerta: não basta ver o cadeado. É preciso averiguar o endereço que aparece na barra do navegador, especialmente a parte destacada do endereço (na foto, perceba o destaque em “globo.com”). A maioria dos navegadores exibe uma parte do endereço em um tom cinza e outra parte em preto, que é o destaque que você precisa observar. Se a parte destacada não for de um endereço do seu banco, então você pode ter sido redirecionada para um site falso.

Se ainda assim não estiver aparecendo o cadeado, o problema é provavelmente em seu computador ou na sua rede. Existem vírus e ataques em roteadores/modems de internet que redirecionam os sites dos bancos para páginas falsas.

Para ajudar, tente acessar o banco de outro computador, mas na mesma rede e, se o problema também acontecer, então o problema é no seu modem/roteador e você terá de buscar um guia de configuração específico para o seu equipamento. Se o problema não acontecer, então o problema é exclusivo do seu computador. Experimente o uso de outro programa antivírus e siga o guia de configuração de rede desta coluna (clique aqui).

 

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s