Saiba quais são as linguagens de programação que garantem os melhores salários

tecl

A Stack Exchange, fórum online mundial de perguntas e respostas, publicou nesta quinta-feira, 17, os resultados de sua pesquisa global de programadores. Com mais de 56 mil entrevistados em 173 países, incluindo o Brasil, o estudo revela o perfil médio de um profissional de TI ao redor do mundo e quais linguagens de programação garantem os melhores salários.

A maioria dos entrevistados disse que saber programar em F#, Dart e Spark é o caminho para ganhar até 130% mais do que os competidores no mercado. No entanto, a linguagem de programação mais usada continua sendo, sem surpresas, o JavaScript, especialmente para desenvolvedores web, tanto front-end quanto back-end.

Aliás, ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos programadores são desenvolvedores web full-stack – isto é, que trabalham tanto no front-end quanto no back-end do desenvolvimento de sites e aplicativos online. Em segundo lugar aparece o desenvolvedor exclusivamente back-end, com 12% do total de entrevistados, seguido pelos estudantes, que são 11%.

O estudo também sugere que a maioria dos profissionais são autodidatas: cerca de 69% dos entrevistados aprenderam a programar sozinhos, pelo menos em algumas áreas. O segundo método de aprendizado mais popular é o “treinamento no trabalho”, com 43% das respostas. Graduação em ciência da computação ou cursos semelhantes foi a resposta de 34% dos profissionais.

A maioria dos entrevistados são homens (92%) e estão na casa dos 20 a 30 anos (51%). No Brasil, a idade média dos programadores é de 27 anos, enquanto nos Estados Unidos é de 32 anos. Cerca de 26% dos profissionais chegam a ter mais de 11 anos de experiência em TI, mas não são maioria: 32% possuem entre 2 e 5 anos de carreira.

A pesquisa também confirma que, na maioria dos casos, homens ganham mais do que mulheres, independentemente de salário e experiência profissional. Além disso, quanto maior o nível de escolaridade, maior tende a ser o salário do programador. Um mestrado, por exemplo, pode garantir um aumento de até 121% na renda.

Por fim, uma curiosidade. A Stack Exchange também perguntou aos entrevistados “qual série é melhor: Star Wars ou Star Trek?”. O resultado é que, quanto mais velho, mais programadores preferem a série de ficção científica da TV em vez da saga da família Skywalker no cinema. Veja o gráfico:iiiioooo

 

FONTE: OLHAR DIGITAL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s