11 projetos da Microsoft que estavam à frente do seu tempo

Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Microsoft têm acertado e errado ao longo do tempo. Apesar de lançar muitas ideias que fizeram um grande sucesso – como o Windows, o Office e o Xbox – a empresa já fracassou bastante. Alguns produtos, apesar de não fazerem sucesso na época, anteciparam muitas tendências.

Confira 11 projetos da Microsoft que estavam à frente do seu tempo:

1. Microsoft Portrait – final dos anos 90
Reprodução

Segundo a companhia, o Portrait era “um software de videoconferências a uma taxa de bits muito baixa”. O programa, lançado antes do FaceTime e do Skype, foi incorporado ao último, comprado pela Microsoft por US$ 8,5 bilhões e atualmente realiza cerca de três bilhões de minutos de chamadas por dia.

2. TerraServer – 1997

Reprodução
Já falamos do TerraServer aqui. O projeto, uma espécie de Google Earth, foi usado pela Microsoft apenas para demonstrar o poder de seu centro de armazenamento de dados. Em 1999, a empresa descontinuou o produto, sem acreditar em seu potencial.

3. MSN Messenger – 1995
Reprodução

O MSN Messenger pode ser apontado como a primeira grande rede social do mundo. Quase 10 anos antes de Zuckerberg desenvolver o Facebook, o Messenger já tinha uma série de características usadas até hoje: além da troca de mensagens entre amigos, era possível trocar imagens de perfil, status, enviar arquivos, compartilhar o gosto musical e até jogar dentro da plataforma. O MSN Messenger foi encerrado em 2012.

4. Windows Mobile – 2000

Reprodução
O Windows Mobile foi o primeiro sistema operacional para smartphones lançado para o grande mercado, que podia ser usado em dispositivos top de linha. O Windows Mobile continha uma loja de aplicativos, um navegador e suporte à telas touch. A Microsoft parou de dar suporte ao sistema em 2012, com o lançamento do Windowa Phone 7.

5. Tablet PC – 2002

Reprodução
O primeiro tablet da Microsoft era um PC com uma tela sensível ao toque que rodava aplicativos do Windows XP e permitida aos usuários usá-lo com uma caneta. A Microsoft não encerrou o projeto, apenas o “congelou” entre 2003 e 2012.

6. Microsoft Mail – 1991

Reprodução
O Microsoft Mail, embora rudimentar, foi o primeiro serviço de e-mail do mundo. Ele foi encerrado no final dos anos 1990.

7. Microsoft Bob – 1995

Reprodução
O Microsoft Bob era uma interface gráfica de usuário para o Windows 3.1, sistema lançado em 1992, e para o Windows 95, lançado em 1995. Antes do Bob, o Windows era usado através de linhas de comando de texto em uma tela.

8. Timex DataLink smartwatch – 1994

Reprodução
Desenvolvido em uma parceria entre a Microsoft e a Timex, o relógio foi usado pela NASA em uma viagem espacial, mas nunca chegou a fazer sucesso comercialmente.

9. MSN TV – 1996

Reprodução
Em 1995, a Microsoft comprou a WebTV Networks em 1995 e lançou a MSN TV, a primeira TV inteligente conectada à Internet, permitindo a navegação. O projeto foi encerrado em 2013.

10. Microsoft Courier – Nunca foi lançado

Reprodução
Anunciado em 2008 e encerrado em 2010, o dispositivo era uma espécie de tablet com tela dobrável e uma câmera embutida.

11.Zune Music Pass – 2010

Reprodução
Agora chamado Groove Music, o Zune Music Pass oferecia acesso ilimitado a um catálogo de streaming de músicas por US$ 9,99.

 

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s