Pesquisadores do exército americano desenvolvem forma de ler ondas cerebrais

20151109144657_660_420

O cérebro humano é objeto de diversos estudos, e um grupo de pesquisadores do exército americano encontrou uma forma de entender um pouco melhor o que se passa nele. Eles desenvolveram uma forma de ler as ondas cerebrais de alguém e descobrir, com isso, o que essa pessoa considera mais importantes.

Isso é possível graças a um programa automatizado desenvolvido pelo neurocientista cognitivo Dr. Anthony Ries, que trabalha em um laboratório de pesquisas chamado The MIND (Mission Impact through Neurotechnology Desing) Lab.

Em um teste, ele fez com que um soldado olhasse para uma série de imagens que mudavam a cada segundo em uma tela. Cada uma dessas imagens acabava se encaixando em uma das seguintes categorias: barcos, pandas, morangos, borboletas e lustres.

O resultado mostrou que o soldado acabou focando sua atenção nas imagens de barcos. Isso foi observado porque ele produziu padrões de ondas cerebrais mais intensos quando essas eram as imagens que estavam na tela do computador.

Aplicação prática

Essa descoberta pode ser usada para facilitar o trabalho de examinar as incontáveis imagens que são capturadas por drones e sistemas de vigilância. Ao invés de olhar uma por uma com atenção, eles poderiam olhá-las em pequenas seções. Quando algo de interesse aparecesse, a alteração nas ondas cerebrais sinalizaria o acontecimento.

Por enquanto, Ries planeja aperfeiçoar o sistema e acrescentar ferramentas, incluindo um controle de movimento dos olhos. Testes já foram feitos nesse aspecto, pedindo para que os soldados jogassem um jogo de vídeo-game enquanto as suas ondas cerebrais e o movimento dos sues globos oculares eram analisados.

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s