Saiba como reinstalar o Windows 10 se precisar formatar o PC

20150407194532_660_420

Agora que você já instalou o Windows 10 no computador e está com o computador devidamente ativado, você já se perguntou como vai fazer se um dia precisar formatar o computador? Afinal de contas, você tem uma licença de uma versão antiga do sistema, e não possui um DVD ou pendrive fornecido pela Microsoft para fazer isso.

Você precisa voltar para o Windows 7 ou 8.1 para migrar novamente para 10? Felizmente, a resposta é não. Você pode reinstalar o 10 direto, sem precisar voltar para uma edição anterior.

Antes de tudo, você precisa atualizar seu computador para o Windows 10 pela via tradicional, realizando o upgrade por cima do seu Windows 7 ou 8.1. É assim que a Microsoft reconhece que a sua chave é legítima e faz a transição da sua licença da versão antiga do sistema para a nova.

1) Você precisa verificar se sua instalação do Windows 10 já está devidamente ativada

Faça isso entrando em Configurações > Atualização e segurança > Ativação. Verique se a mensagem “O Windows está ativado” aparece ao lado do campo “Ativação”. Se a mensagem diz que não está ativado, você pode esperar um pouco, ou forçá-la entrando no cmd.exe como administrador e digitando o comando slmgr.vbs /ato. Você pode precisar de algumas tentativas, porque os servidores da Microsoft estão um pouco sobrecarregados.

Este processo garante que sua chave do Windows 7 ou 8.1 será convertida para o uso do Windows 10.

20150730040646

2) Se você não tem certeza, anote qual versão do Windows 10 você está rodando

Na mesma tela do passo anterior, irá haver um aviso dizendo se você está rodando o Windows 10 Home ou Pro. Saber isso é importantíssimo.

3) Execute a ferramenta de instalação do Windows 10

Você precisa baixá-la neste link.

Esta é a mesma ferramenta que muitos utilizaram para migrar da versão antiga para o Windows 10. Baixe a opção adequada para o seu sistema (clique aqui para saber como descobrir se você roda o Windows de 32 bits ou 64 bits se ainda não souber).

Depois de finalizar o download e abrir o aplicativo, você se deparará com esta tela:

20150730035814

Selecione a opção “Criar mídia de instalação para outro computador” e aperte Avançar.

Escolha o idioma Português (Brasil) (leitores portugueses, angolanos e moçambicanos, vocês podem escolher o Português (Portugal), se preferirem). Em Edição, escolha a versão compatível com sua licença (Home ou Pro). Em Arquitetura, escolha se seu sistema é de 32 ou 64 bits.

20150730035904

Em seguida, aperte Avançar.

Você terá duas alternativas: gravar um arquivo ISO, que pode ser queimado em um DVD, ou gravar as informações em um pendrive. Escolha a opção que você prefere, dê Avançar, siga o procedimento e aguarde o fim do processo.

4) Agora é hora de fazer a instalação

Faça o boot do computador usando a mídia que você criou no passo anterior e escolha a opção de instalar apenas o Windows quando questionado. O truque aqui está em escolherPular todas as vezes que o processo lhe pedir uma chave de produto.

Finalizada a instalação, o Windows 10 deve estar ativado normalmente. Isso acontece porque a Microsoft tem o registro dos computadores que têm a permissão para rodar o sistema legitimamente, o que deve tornar a chave de produto que você tinha antes inútil.

Se a ativação não aconteceu normalmente, você pode acessar o cmd.exe como administrador e digitar o comando slmgr.vbs /ato, que força a ativação.

Fonte: Olhar Digital.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s