Veja dicas para manter sua privacidade no Facebook

Image

Será que é mesmo interessante que nossa vida seja um “livro aberto”?!… Quanto vale sua privacidade?… Se você ainda não se preocupa, é melhor ficar esperto. Informação aberta a desconhecidos pode ser um problema sério para sua segurança. Nós então resolvemos criar uma cartilha de privacidade no Facebook, para você deixar seu perfil um tanto mais privado e seletivo.

O próprio Facebook diz que manter o usuário protegido é uma das suas principais prioridades. E, para isso, hoje o site oferece um controle de privacidade instantâneo em cada coisa que você publica ou compartilha.

“Ao lado do conteúdo que o usuário publica tem um botão de visibilidade, onde é possível filtrar quem pode ver aquele conteúdo. Dá para compartilhar apenas com amigos, ou excluir aqueles que são apenas conhecidos, ou com pessoas específicas. Todo o controle está na mão do usuário. A plataforma permite que ele utilize estes controles da forma que mais convir a ele”, diz Camila Fusco, gerente de comunicação do Facebook no Brasil.

O brasileiro já evoluiu bastante e se preocupa cada vez mais com suas informações. Mas, segundo o pessoal da rede social de Mark Zuckerberg, ainda há um trabalho grande de conscientização a ser feito por aqui. Usuário assíduo do Facebook, Weslley sempre faz questão de definir a audiência do que compartilha na rede, com filtros de marcação ou limite de quem pode ver as publicações.

Com atualizações recentes no visual, ficou fácil encontrar esse tipo de controle no site. Na barra superior, logo ao lado das notificações, clicando neste cadeado você define o tipo de visibilidade padrão para suas publicações: quem poderá ver o que você publica e compartilha…

No mesmo cadeado também está a função “ver como”. Pouca gente conhece, mas com este recurso você avalia se está compartilhando demais com qualquer um. Você pode ver seu perfil como um desconhecido qualquer que, por acaso, digitou seu nome no Google, por exemplo. É possível ainda ver seu perfil como alguém específico; basta digitar o nome da pessoa para ver sua página exatamente como ela veria.

Outra área importante para controlar a privacidade do seu perfil é no “Registro de Atividades”. Este é o lugar que tem toda informação possível sobre o que está acontecendo na sua conta e, melhor, oferece controles para você mudar o que bem entender.

“O que é importante é que o usuário tenha a certeza de que ele pode configurar. Ali é onde ele deve ir para ajustar as condições do Facebook para configurar a visibilidade. Por lá ele consegue  habilitar a aprovação de marcação de fotos”, afirma a gerente de comunicação do Facebook.

Com este recurso, nenhuma foto ou publicação marcada por um amigo vai aparecer na sua linha do tempo sem sua autorização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s